Buscar
  • Aldo Junior

Os perigos do Sindico atuar no modo “OFF LINE”



Offline (ou off-line) é um termo da língua inglesa cujo signifi­cado literal é “fora de linha” e também pode qualificar al­guma coisa que está desliga­da ou desconectada.


Quantos síndicos estão trabalhando no modo “OFF LINE”? Alguns infelizmente. Estar desligado desconecta­do ou simplesmente fora do ar, são algumas característi­cas de síndicos que perdem eleições ou são destituídos do cargo.


Recebemos noticias re­centes em condomínios de acidentes de trabalho por falta de prevenção, inciden­tes com elevadores por falta de manutenção adequada, demandas judiciais por falta de cuidado ao contratar uma empresa ou serviço, ou seja, é necessário gerir um condo­mínio no modo “ON LINE”.


A função de sindico re­quer basicamente um gestor estar no modo “ON LINE”, ou seja ligado e atento a to­dos os acontecimentos que envolvem a gestão do condo­mínio.


Atento as demandas de cunho diário, semanal ou mensal, e adequando a um planejamento de trabalho pautado na prevenção a fim de que nada saia do controle, evitando prejuízos financei­ros e materiais.


Um sindico “OFF LINE” trás consigo no pacote de serviços prestados muitos problemas ao condomínio e consequentemente aos condôminos. Não fazer ma­nutenções preventivas, dei­xar de avaliar e treinar os colaboradores são alguns exemplos que podem trazer consequências devastadoras para o condomínio.


Quando falamos de um sindico atuante no modo “OFF LINE”, na verdade este gestor agindo desta forma, compromete sua própria gestão e principalmente afe­ta muito negativamente sua imagem pessoal perante os condôminos.


Permanecer no modo “ON LINE” traz benefícios ao sindico. Atenção com os colaboradores, fornecedores e condôminos, além das ma­nutenções preventivas, sem nunca esquecer das suges­tões, reclamações ou criticas dos condôminos, ou seja, es­tar atento a tudo.


Ficar disperso e alienado quanto às obrigações condo­miniais, seguramente indica que o futuro é certo: dificul­dades e responsabilidades assumidas. Este sindico que atua constantemente no modo “OFF LINE” provavel­mente terá seu mandato in­terrompido e não conquista­rá a paz e a tranquilidade tão desejada.


Por isso vão aqui algumas dicas para ativar o modo “ON LINE” na gestão de seu condomínio:

1 - Foque nos objetivos traçados de sua gestão;

2 - Procure “blindar” sua gestão com transparência;

3 - Trabalhe sempre com a prevenção, evite a correção;

4 - Defina prioridades e metas de trabalho;

5 - Planeje suas ações;

6 - Supervisione pessoalmente as tarefas delegadas;

7 - Comunique-se constantemente.


A atenção do gestor con­dominial resguarda a res­ponsabilidade inerente ao cargo ocupado. A prevenção evita custos desnecessários e o planejamento de trabalho antecipa aos problemas.


Então porque não ter atenção e trabalhar no modo “ON LINE” ?


Trabalhar no modo “ON LINE” na gestão condo­minial previne problemas, aborrecimentos e respon­sabilidades. Trabalhar “ON LINE” significa estar atendo ao cumprimento das regras, antecipar-se as situações mais delicadas, rever as ne­cessidades dos colaborado­res, elencar e priorizar as demandas administrativas e estruturais da edificação, além de nunca esquecer de resolver as demandas dos condôminos e não abando­ná-las.


Portanto, ligue sua gestão no modo “ON LINE” todos os dias, pois assim o sucesso do sindico é garantido!


| Por Aldo Junior - Dr. Condomínio