Buscar
  • Folha do Síndico

Faça uma boa apresentação da prestação de contas aos condôminos



A forma apresentação das contas em assem­bleia na gestão de um sindico, é um dos pilares de sustentação para uma pos­sível nova gestão.

Os dados financei­ros combinados com um relatório administrativo elaborado de forma profis­sional são grandes difer­enciais de uma gestão. In­formações destrinchados e fundamentadas sobre a prestação de contas, reduzem sensivelmente os question­amentos e podem suprir as duvidas dos presentes. Quanto mais detalhes – mas sem ser carregado - além de quais relatórios com gráficos e informações financeiras claras serão necessários para ressaltar e demonstrar todo o trabalho realizado durante o mandato.


Além de conter dados claros e objetivos sobre a situação real das contas do condomínio, a apresentação deve ser realizada em uma assembleia, da forma mais didática e dinâmica possível, com a finalidade de deixar claro para os condomínios todas essas informações.

Você deve ter em mente que a prestação de contas não será analisada por um profissional, um contador ou auditor, e sim pelos mo­radores, por isso ela deve ser de fácil compreensão. Usar termos muito específicos só vão gerar dúvidas aos con­dôminos.


Uma das formas de ga­rantir que isso seja feito é por meio da criação de grá­ficos, que serão mostrados durante a apresentação, es­pecialmente os de pizza, que são de mais fácil compreen­são e bem simples de serem gerados (programas como Excel são o suficiente para que você desenvolva um). Além dos gráficos, dividir a prestação de contas em cat­egorias pode facilitar o en­tendimento do seu público.


A apresentação deve ser feita em um local confortável por meio do recurso prefer­encialmente do Power point, elucidando aos presentes os detalhes e acontecimentos administrativos, contábeis e jurídicos da gestão.


A presença de uma ad­ministradora ou assessoria contábil é importantíssima para os esclarecimentos con­tábeis e fiscais. Um advogado também se faz importante para esclarecer eventuais ações judiciais em curso ou futuras a serem propostas.


Caso o condomínio pos­sua um local físico fixo para essas reuniões, como por ex­emplo um salão de festas uti­lize sem sombra de duvida. A apresentação é fundamental para o sindico, e deve ser preparada com antecipação evitando correrias e a falta de informações imprescind­íveis da gestão.